domingo, 20 de junho de 2010

A Filosofia na História

A filosofia está na história porque manifesta e exprime os problemas e as questões, em cada época de uma sociedade, os homens colocam para si mesmos diante do que é novo e ainda não foi compreendido. Ela procura enfrentar essa novidade oferecendo caminhos, respostas e, sobretudo, propondo novas perguntas.
E a filosofia tem uma história porque as respostas, as soluções e as novas perguntas que os filósofos de uma época oferecem tornam-se saberes adquiridos que outros filósofos proseguem ou, frequentemente, tornam-se novos problemas que outros filósofos tentam resolver, seja aproveitando o passado filosófico, seja criticando-o refutando-o.
Além disso, as transformações nos modos de conhecer podem ampliar os campos de investigação da Filosofia, fazendo surgir novas disciplinas filosóficas, como também podem diminuir esses campos.
Assim, por exemplo, a Filosofia teve seu campo de atividade aumentado quando surge a filosofia da arte ou estética, a filosofia da história, a filosofia da linguagem. Por outro lado, o campo da Filosofia diminuiu quando as ciências particulares foram-se desligando para constituir suas próprias esferas de investigação.É o que ocorre quando desligam-se da Filosofia a biologia, a física ea química , as chamadas ciências humanas (psicologia, antropologia, história).

Nenhum comentário:

Postar um comentário