domingo, 20 de junho de 2010

Gilberto Freyre um grande Sociólogo


Biografia - Gilberto de Mello Freyre ( 1900 - 1987) foi um sociólogo, antropólogo, escritor e pintor brasileiro, considerado como um dos grandes nomes da história do Brasil. Foi o pioneiro da abordagem cultural no estudo da formação da sociedade
brasileira.Em 1933, publicou o livro Casa Grande e Senzala, que é considerada sua obra máxima. Nela, renovou a teoria social, apresentando idéias que contrapunham
ao racismo.

A sociologia de Gilberto Freyre - Freyre é um dos mais complexos e contraditórios pensadores brasileiros. Tal constatação justifica a imensa produção sociológica acerca de sua obra. A vitalidade de seu pensamento parece estimular vários debates ao longo dos últimos 50 anos. É o autor mais moderno do pensamento social, o que nos faz sugerir a hipótese de que ao invés de perder atualidade, sua obra torna-se cada vez mais atual e contemporânea.

Mas, afinal, quais são essas contribuições? - Certamente são muitas, mas destaca-se, no aspecto da historiografia, a maneira inovadora de considerar a história, não por meio de grandes feitos, mas sim pela análise da vida cotidiana, incluindo-se aí relatos orais e documentos manuscritos.
Teria sido ele, então, um dos primeiros a pensar em "patrimônio imaterial". Ele foi o precursor do conceito de patrimônio imaterial, conceito este que se concretizou com enorme sucesso.
Outra contribuição da obra de Freyre foi a tentativa de desmistificar a noção de determinação racial na formação de um povo, apontando a miscigenação conferida no país como elemento positivo. Em "Casa-Grande", o papel de índios e negros na formação do povo brasileiro é valorizado de forma praticamente inédita.

Obras: - Casa-Grande & Senzala, 1933.
Sobrados e Mucambos, 1936.
Nordeste: Aspectos da Influência da Cana Sobre a Vida e a Paisagem..., 1937.
Assucar, 1939. Olinda, 1939.
O mundo que o português criou, 1940.
A história de um engenheiro francês no Brasil,1941.
Problemas brasileiros de antropologia, 1943.
Sociologia, 1945.
Interpretação do Brasil, 1947.
Ingleses no Brasil, 1948.
Ordem e Progresso, 1957.
O Recife sim, Recife não, 1960.
Vida social no Brasil nos meados do século XIX, (1964).
Brasis, Brasil e Brasília, 1968.
O brasileiro entre os outros hispanos, 1975.

14 comentários: